Decreto de Nomeação dos Cerimoniários Cardinalícios

Diœcesis Urbis

DOM FELIPE JOSÉ CARDEAL NASCIMENTO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DE SANT'ANDREA AL QUIRINALE
[...]
VIGÁRIO GERAL PARA A DIOCESE DE ROMA

 DECRETO DE NOMEAÇÃO DOS CERIMONIÁRIOS CARDINALÍCIOS

____________________

A todos que desta lerem ou ouvirem,
enviamos saudações no Senhor Jesus!

Dom Frei Felipe José Cardeal Nascimento, Vigário-Geral da Diocese De Roma , pela graça de Deus, em conformidade com a Sé Apostólica, usando de suas atribuições e faculdades a este encargo faz de conhecimento a todos que, após uma necessidade pastoral dentro de nossa província, NOMEIA os seguintes clérigos para as devidas funções de cerimoniários:

Mestre de Cerimonias
Mons. Frei Eric Emanuel O.carm

Cerimoniários Cardinalícios
Pe. Frei João Vitor O.carm
Pe. Henrique Vaidma
Pe. Lucas Vinicius

Estes irmãos foram escolhidos com base em sua piedade, conhecimento litúrgico e dedicação à Igreja. Confio-lhes esta sagrada responsabilidade na administração dos ritos litúrgicos que acompanham as celebrações cardinalícias, a fim de promover a dignidade e a beleza da liturgia em nossa Diocese.
____________________

Dentre os deveres e funções inerentes ao serviço de Cerimoniários Cardinalícios, destaco:

I. Preparação Litúrgica
Estes devem auxiliar na preparação das celebrações litúrgicas, dos elementos necessários para as celebrações cardinalícias, incluindo paramentos, objetos litúrgicos sagrados, ornamentos litúrgicos e música sacra; estes elementos podem ter ajuda das pastorais que cuidam de cada parte citada aqui.

II. Coordenação Cerimonial
Os mesmos devem supervisionar a organização e execução dos ritos litúrgicos durantes as celebrações cardinalícias, garantindo não só a ordem e a reverência adequada, mas também que não haja erros de liturgia sagrada.

III. Assistência ao Cardeais
Os cerimoniários cardinalícios devem prestar assistência ao Bispo durante toda a liturgia, antecipando as necessidades e garantindo uma participação litúrgica digna e solene. Os mesmo serão sempre convocados nas Missas importantes do arcebispo metropolitano.

IV. Formação Litúrgica
Todos devem buscar uma contínua formação litúrgica, aprofundando-se no conhecimento da teologia e prática litúrgica da Igreja Católica para um melhor desempenho das funções a ele confiadas.

Que os nomeados, sob a proteção de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, desempenhem suas funções com zelo e dedicação, contribuindo assim para o crescimento espiritual de nossa comunidade.

Com confiança e zelo,

Dado e passado em Roma, na Cúria Diocesana, aos onze dias do mês de julho de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor.

✠ Dom Felipe José Cardeal Nascimento
Vigário-Geral

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem