Sem título



DOM GABRIEL CARDEAL SOBRAL
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO AUXILIAR DA DIOCESE ROMA
DECANO SACRO DO COLÉGIO CARDINALÍCIO 
PREFEITO CONG. CLERO
PREF CONG. BISPOS
DECANO DA ROTA ROMANA 
[…]

DECRETO DE NOMEAÇÃO DOS CERIMONIÁRIOS CARDINALÍCIOS
____________________

A todos que desta lerem ou ouvirem,
enviamos saudações no Senhor Jesus!

Dom Gabriel Cardeal Sobral Bispo Auxiliar da Diocese De Roma , pela graça de Deus, em conformidade com a Sé Apostólica, usando de suas atribuições e faculdades a este encargo faz de conhecimento a todos que, após uma necessidade pastoral dentro de nossa província, NOMEIA os seguintes clérigos para as devidas funções de cerimoniários:

Mestre de Cerimonias
Pe Kaua Davi 

Cerimoniários Cardinalício 
Diac. João Vitor
Mons  Frei Felipe José O.carm


Estes irmãos foram escolhidos com base em sua piedade, conhecimento litúrgico e dedicação à Igreja. Confio-lhes esta sagrada responsabilidade na administração dos ritos litúrgicos que acompanham as celebrações episcopais, a fim de promover a dignidade e a beleza da liturgia em nossa Diocese.
____________________

Dentre os deveres e funções inerentes ao serviço de Cerimoniários Cardinalícios, destaco:

I. Preparação Litúrgica
Estes devem auxiliar na preparação das celebrações litúrgicas, dos elementos necessários para as celebrações episcopais, incluindo paramentos, objetos litúrgicos sagrados, ornamentos litúrgicos e música sacra; estes elementos podem ter ajuda das pastorais que cuidam de cada parte citada aqui.

II. Coordenação Cerimonial
Os mesmos devem supervisionar a organização e execução dos ritos litúrgicos durantes as celebrações episcopais, garantindo não só a ordem e a reverência adequada, mas também que nã0 haja erros de liturgia sagrada.

III. Assistência ao Cardeal
Os cerimoniários Cardinalícios devem prestar assistência ao Bispo durante toda a liturgia, antecipando as necessidades e garantindo uma participação litúrgica digna e solene. Os mesmo serão sempre convocados nas Missas importantes do arcebispo metropolitano.

IV. Formação Litúrgica
Todos devem buscar uma contínua formação litúrgica, aprofundando-se no conhecimento da teologia e prática litúrgica da Igreja Católica para um melhor desempenho das funções a ele confiadas.

Que os nomeados, sob a proteção de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, desempenhem suas funções com zelo e dedicação, contribuindo assim para o crescimento espiritual de nossa comunidade.

Com confiança e zelo,

Dado e traçado na sede deste bispado  em Roma ,
aos 16 dias de Fervereiro de 2024.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem